Melhorar a vida das Pessoas com Demência
01. Respostas e Apoios
Como IPSS, a Associação tem implementado várias respostas sociais (uma ERPI – Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas -, quatro Centros de Dia e três Serviços de Apoio Domiciliário e uma Linha de Apoio telefónico que presta apoio a nível nacional) e diversos serviços prestados a preços sociais tais como, consultas de apoio psicológico, sessões de estimulação cognitiva, terapia ocupacional, fisioterapia e outros, disponíveis em várias Delegações, Núcleos e Gabinetes de Apoio situados em diversos pontos do País. Ao longo do tempo, tem ainda desenvolvido um número muito alargado de iniciativas e projetos dirigidos às Pessoas com Demência, seus familiares, Cuidadores e amigos. A Alzheimer Portugal é também uma entidade formadora certificada com uma larga oferta para profissionais, cuidadores informais e público em geral.
02. Consciencialização e “Advocacy“
Como Associação de Doentes, a Alzheimer Portugal envida grandes esforços para consciencializar a comunidade com vista a reduzir o desconhecimento e o estigma associados à Demência. Além disso, tem realizado um importante trabalho junto do poder político e dos media de modo a tornar as Demências uma prioridade nacional, quer em termos sociais, quer de saúde pública e tem ainda prestado o seu contributo no âmbito da investigação.
03. Envolvimento nacional e a nível europeu
Integramos a Alzheimer Europe, participando ativamente no movimento europeu sobre as Demências.
Como membro da Alzheimer Europe, a Alzheimer Portugal participa ativamente no movimento europeu sobre as Demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos e tratamento. A Associação Alzheimer Portugal integra também a Plataforma Saúde em Diálogo, uma associação sem fins lucrativos constituída por associações de doentes, promotores e profissionais de saúde e de consumidores, cujo principal objetivo é o de dar voz aos doentes e utentes de saúde, contribuindo para a evolução de um sistema de saúde cada vez mais centrado no doente.