Projeto de ampliação e requalificação da Casa do Alecrim
Enquadramento
O projeto de ampliação e requalificação da Casa do Alecrim procura dar uma maior resposta ao número crescente de Pessoas que vivem com Demência e às suas famílias e permitirá expandir a Estrutura Residencial, duplicando a sua atual capacidade de 36 vagas para 73, e aumentar o serviço de Apoio Domiciliário para acompanhar mais 20 pessoas, além das atuais 50.
A Alzheimer Portugal precisará de contratar 48 novos colaboradores para ajudar 137 pessoas com demência e apoiar os respetivos cuidadores informais (considerando 5 anos de operação).
Com vista a disseminar o vasto know-how consolidado da associação, este ambicioso projeto inclui ainda a criação de uma Academia para treinar profissionais, no sentido de melhorar os seus conhecimentos e desenvolver as suas competências para prestarem cuidados de excelência às pessoas com demência e às suas famílias.
As unidades residenciais desenhadas para acolher exclusivamente Pessoas que vivem com Demência e que implementam um modelo de cuidados centrado na pessoa proporcionam condições arquitetónicas e ambientais confortáveis, seguras e estimulantes e contam com uma equipa de profissionais com qualificações específicas e em número suficiente. Tal significa custos mais elevados em termos de instalações e em termos de operação, comparativamente com as residências indiferenciadas para pessoas idosas que são tipicamente desenvolvidas.
Modelo de Cuidados centrado na Pessoa
– Pessoal qualificado
– Atenção às necessidades e preferências individuais
– Foco na Pessoa e na sua perspetiva
– Atividades de ocupação, estimulação e lazer
– Comunicação e relação como principais ferramentas de intervenção
– Espaço arquitetónico adaptado
– Ambiente confortável e seguro
– Aberto à comunidade
Em Portugal, o número de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs) desenhadas para acolher exclusivamente Pessoas que vivem com Demência e que implementam um modelo de cuidados centrado na pessoa continua a ser muitíssimo reduzido. Em 12 anos de atividade da Casa do Alecrim, perto de 500 Pessoas com Demência puderam beneficiar de um plano de atividades diversificado, estimulante e adaptado às várias etapas da doença, sendo concretizado por uma equipa multidisciplinar qualificada experiente e motivada. Também tem sido prestado apoio às famílias, ajudando-as a percorrer o longo e exigente caminho que consiste em acompanhar os seus familiares com Demência.
Objetivos do Projeto
– Aumentar a oferta de cuidados específicos e de qualidade em contexto institucional.
– Qualificar profissionais na área das Demências.
– Garantir a sustentabilidade das atividades que a Associação realiza no cumprimento da sua missão.
Este ambicioso projeto inclui ainda a criação de uma Academia para treinar profissionais, no sentido de melhorar os seus conhecimentos e desenvolver as suas competências para prestarem cuidados de excelência às Pessoas com Demência e às suas famílias.
Calendário do Projeto
– Início: Dezembro de 2021.
– Duração: 20 meses.
– Entrada em funcionamento prevista para setembro de 2025
O projeto teve início em dezembro de 2021 com a elaboração do conceito de arquitetura. De janeiro a final de fevereiro de 2022 foram desenvolvidos e submetidos a aprovação todos os projetos de licenciamento. A candidatura ao PRR foi submetida no final de fevereiro de 2022, tendo sido obtida a respetiva aprovação em setembro de 2022. De fevereiro a maio de 2023 foram realizados os projetos de execução. Nesse mês, foi realizada a escritura de cedência do terreno municipal necessário à expansão da Casa do Alecrim e foi preparada a documentação necessária ao concurso público da empreitada da obra, que foi lançado no dia 1 de junho.
A obra teve início a 6 de novembro de 2023 e prevê-se que esteja concluída em julho de 2025.